sábado, fevereiro 27, 2021

Doria cancela ponto facultativo do carnaval em SP

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira, 29, o cancelamento do ponto facultativo do feriado de carnaval em todo o estado. A decisão foi motivada por uma recomendação do comitê de combate ao coronavírus.

Segundo Doria, todas as repartições e serviços públicos do estado terão expediente regular nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. “O objetivo é evitar aglomerações, festas de Carnaval, encontros e, com isso, proteger vidas”, disse Doria.

Segundo Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo, as prefeituras têm prerrogativa de suspender ou não o ponto facultativo no que tange serviços municipais. “A prefeitura municipal de São Paulo já tomou essa decisão de também suspender o ponto facultativo e a nossa recomendação, assim como da Associação Paulista de Municípios, é que sigam essa prerrogativa da ciência e da medicina”, disse Vinholi. Lembrando que as festividades do Carnaval já foram formalmente adiadas anteriormente.

Atualização do Plano São Paulo

Houve reclassificação do Plano São Paulo em três regiões do estado: Presidente Prudente e Sorocaba passam da fase vermelha para a laranja a partir da próxima segunda-feira, 1º. Já Ribeirão Preto retrocede da fase laranja para a vermelha, com restrição total a comércios e serviços não essenciais.

“Houve um decréscimo nos indicadores de casos, internações e óbitos nas últimas duas semanas, mas a pandemia ainda está em um patamar muito elevado no estado. […] Nesta nova reclassificação do Plano São Paulo, 82% da população do estado está concentrada em regiões da fase laranja. Outros 18% estão na etapa vermelha”, acrescentou Doria.

A capital e a grande São Paulo permanecem na fase laranja. No entanto, com as regras anunciadas há uma semana, todos as 645 cidades de São Paulo ficam na fase vermelha em dias úteis, das 20h às 6h, e em período integral aos finais de semana e feriados estaduais ou nacionais.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Estiva Gerbi determina fechamento de serviços não essenciais neste fim de semana

Decreto foi publicado no Semanário Oficial desta sexta-feira (29). Estabelecimentos que descumprirem a...

Temporal alaga vias, inunda imóveis e derruba árvores em Campinas

Maior índice de chuvas foi registrado na Avenida Orosimbo Maia, com 46 milímetros até as 18h30, segundo a...

Vinhedo abre processo seletivo para 12 vagas temporárias para médicos; veja áreas de atuação

Oportunidades são para profissionais das áreas de clínico geral, pediatria e medicina de família. Vinhedo abriu processo seletivo...

'Se tiver vacina para comprar, vamos comprar', diz Dário ao sinalizar Campinas em consórcio

Prefeito diz que aquisição pode ser feita com repasses de ministério ou remanejamento interno. Metrópole inicia na segunda-feira...

Mogi Guaçu restringe circulação e fecha farmácias e mercados; cidade é 1ª da região a adotar medidas mais restritivas

Regras passam a valer na madrugada de terça-feira (2) e foram adotadas após aumento em casos, mortes e...
- Advertisement -