domingo, fevereiro 28, 2021

Estudo: Microplástico encontrado em placenta humana

Pequenas partículas de plástico já foram encontradas em diversos lugares mais do que inapropriados, de intestinos humanos a tubos digestórios de animais marinhos. Agora, porém, pesquisadores italianos afirmam ter descoberto microplástico em placenta humana pela primeira vez. O estudo foi publicado neste mês no periódico científico Environment International.

O artigo relata que a presença do composto foi constatada nas placentas de quatro das seis mulheres que concordaram em doá-la à pesquisa depois de dar à luz. O principal medo dos cientistas é de que o químico possa prejudicar o desenvolvimento do feto e até mesmo levar a doenças como pré-eclâmpsia.

Os pesquisadores ainda não sabem como o microplástico teria chegado à placenta, mas duas hipóteses são por meio do sistema respiratório ou do trato digestivo. Eles assinalam ainda que mais estudos devem ser feitos para determinar se a presença dessas partículas podem ativar respostas imunológicas, por exemplo.

Em 2019, a OMS publicou um relatório em que afirma que não há evidências de que ingerir microplástico seja prejudicial à saúde humana. Ainda assim, a descoberta é motivo para, no mínimo, se levantar um alerta.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Covid: Amazonas e Mato Grosso do Sul lideram aplicações de vacina no país

Os estados do Amazonas e do Mato Grosso do Sul são os que mais vacinaram contra Covid-19 no Brasil,...

Cidades da região de Campinas iniciam semana com 531 vagas de emprego abertas; veja lista

Interessados podem se candidatar a partir desta segunda-feira (1°). Em virtude da pandemia, a recomendação é para que...

Colisão entre carros deixa um ferido em Campinas

Acidente neste domingo (28) foi no cruzamento entre vias John Boyd Dunlop e Silvio Bacheti. Batida entre carros...

Discussão sobre instalação de lixeira termina com duas mortes e feridos em Artur Nogueira

Crime ocorreu na manhã deste domingo (28), em área rural da cidade. Confusão ocorreu após discussão sobre local...

‘Discurso negacionista é desserviço para saúde pública’, diz Rosa Weber

Na decisão que deu neste sábado determinando que o Ministério da Saúde volte a custear leitos de UTI para pacientes com covid-19 nos estados...
- Advertisement -