segunda-feira, março 1, 2021

Fiocruz vai comprar da Índia doses prontas da vacina de Oxford-Astrazeneca

A Fundação Oswaldo Cruz, responsável pela fabricação da vacina de Oxford-Astrazeneca no Brasil anunciou, neste domingo, que irá comprar doses prontas do imunizante do Instituto Serum, da Índia.

“A busca por doses prontas da vacina contra a Covid-19 sempre esteve na pauta das tratativas com a farmacêutica Astrazeneca. Em reunião realizada recentemente com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, a Astrazeneca apresentou o cenário atual e a viabilidade de entregar ao governo brasileiro doses prontas de modo a antecipar o início da vacinação e reduzir os graves problemas causados pela pandemia”, afirmou a Fiocruz, em nota.

No dia 30 de dezembro, a vacina obteve registro no Reino Unido, o que, segundo a Fundação, abriu caminho para acelerar a vacinação no Brasil. No total, dois milhões de doses serão importadas, conforme já autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Fiocruz também anunciou que o pedido de autorização emergencial da vacina será formalizado à Anvisa nessa semana. “A estratégia é contribuir com o início da vacinação ainda em janeiro com as doses importadas e, ao mesmo tempo, dar início à produção, de acordo com o cronograma já amplamente divulgado. O pedido de registro definitivo está mantido para 15 de janeiro e a chegada dos primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) está prevista para janeiro”, informou.

O Plano Nacional de Imunização prevê a entrega de 110,4 milhões de doses, pela instituição. tendo início em 8 de fevereiro. A previsão é que a Ficoruz fabrique outros 110 milhões de doses ao longo do segundo semestre de 2021, incorporando a tecnologia desenvolvida na universidade de Oxford, seguindo o acordo internacional com a universidade britânica e com a Astrazeneca.

O imunizante tem eficácia que varia entre 62 e 95%, de acordo com a publicação médica, The Lancet. A vacina de Oxford-Astrazeneca é a principal aposta do governo brasileiro para imunizar a população neste ano.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Parques e bosques de Campinas têm novos horários de abertura ao público durante a fase laranja

Após reclassificação da metrópole no Plano SP, estruturas ficam disponíveis para visitação, diariamente,...

Campinas monitora 58 escolas com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; 18 têm possível surto

Em uma das unidades, houve confirmação de surto de casos; há 15 dias, 30 escolas eram monitoradas. Prefeitura...

Motorista morre após caminhão tombar em acesso para Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas

Acidente ocorreu no anel viário Magalhães Teixeira, sentido capital, e há interdição. Vítima chegou a ficar presa às...

Três suspeitos são detidos durante desmanche de carro roubado em Campinas

As prisões aconteceram no domingo (28) no bairro Jardim Rossin, em Campinas. Três homens são presos em flagrante ao desmontar carro...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta segunda, 1º de março

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Imagem do novo coronavírus G1 As prefeituras...
- Advertisement -