sábado, março 6, 2021

Medicamento inédito pode ser capaz de prevenir a Covid-19, diz estudo

A farmacêutica Eli Lilly anunciou na quinta-feira, 21, que o anticorpo monoclonal bamlanivimabe pode ser capaz de prevenir a Covid-19 em residentes e equipes de lares de idosos e outros locais de cuidados de longa duração. Este é o primeiro grande estudo a mostrar a eficácia do tratamento na prevenção da doença em um grupo de pessoas extremamente vulnerável à pandemia.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisarem os efeitos do bamlanivimabe em 965 pessoas, incluindo Residentes e funcionários de em lares de idosos e outros locais de cuidados de longo prazo, como casas de repouso. Os participantes foram divididos em dois grupos: alguns foram designados para receber o medicamento, que é administrado por via intravenosa, outros receberam infusões de placebo.

Os resultados mostraram que aqueles que receberam o medicamento tiveram um risco até 57% menor de contrair a Covid-19 em comparação com outras pessoas da mesma instituição que receberam um placebo, disse a farmacêutica em comunicado. Entre os residentes de lares de idosos, o risco foi reduzido em até 80%. Entre os residentes que tomaram o placebo, quatro faleceram devido à doença.

LEIA TAMBÉM: Remédios contra Covid-19: o que funciona e o que é melhor deixar para lá

A pesquisa foi conduzida em parceria com o NIH, nos Estados Unidos. Os resultados foram divulgados pela empresa em comunicado e ainda precisam ser oficialmente publicados em uma revista científica, o que deve acontecer em breve, segundo a Lilly.

Em novembro, a FDA, agência que regula medicamentos nos EUA, aprovou o uso emergencial do bamlanivimabe para o tratamento de pessoas a partir de 12 anos, com sintomas leves a moderados de Covid-19. O medicamento age como uma infusão de anticorpos poderosos que combatem o coronavírus.

A empresa planeja solicitar a autorização do uso do medicamento para a prevenção da doença em instituições de longa permanência.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Curso preparatório para colégios técnicos oferece 80 vagas em Campinas; veja como se inscrever

Inscrições devem ser feitas até 30 de março na sede do Grupo Primavera,...

Espírito Santo do Pinhal descumpre decreto estadual e abre comércio não essencial na fase vermelha

Decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (5). Administração do município justificou que medida foi tomada para...

Consórcio para comprar vacinas contra Covid tem lista com 22 adesões na região de Campinas, e 9 cidades fora; veja explicações

Dados consideram relação consolidada pela FNP, que coordena iniciativa para buscar imunizantes. Presidente da frente, Jonas Donizette diz...

Após período de queda, ritmo de vacinação aumenta 35% no país

Após uma semana de queda constante, o ritmo da vacinação no Brasil está em aceleração. Entre 1 e 4 de março, a média móvel...

Fase vermelha não altera índice de isolamento e prefeito de Campinas faz apelo à população

Dário Saadi ressalta quadro de 'quase colapso' do sistema de saúde e pede que moradores cumpram o que...
- Advertisement -