segunda-feira, abril 12, 2021

MPF do Rio pede explicações à Fiocruz por atraso no cronograma de vacinas

Três dias depois de a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciar que não entregaria o lote de 15 milhões de doses da vacina contra Covid-19, produzidas pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro encaminhou um ofício à entidade pedindo explicações sobre o atraso. A instituição tem cinco dias para responder a uma série de questionamentos.

No documento, o MPF do Rio pergunta as razões que levaram ao não cumprimento do cronograma – a entrega do lote ao Ministério da Saúde estava prevista para março deste ano, e quais medidas serão adotadas para compensar o atraso. Nesta semana, a Fiocruz afirmou que, devido a um problema técnico, apenas 3,8 milhões de doses seriam entregues.

O Ministério Público Federal do Rio pede ainda que sejam informados o novo cronograma e a fase atual de produção e entrega das 100,4 milhões de doses ao Ministério da Saúde. Além disso, o ofício pergunta sobre a internalização da tecnologia, “considerando que ainda não foi assinado o Contrato de Transferência de Tecnologia entre essa fundação e a empresa AstraZeneca”.

Segundo a Fundação, a máquina que lacra os frascos do imunizante precisou de reparos na semana passada e o problema já foi resolvido. No último dia 8, a Fiocruz anunciou que começaria a produção em larga escala da vacina com o ingrediente farmacêutico ativo importado, a ser aprovado pela Anvisa.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -