A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável pela finalização da vacina contra Covid-19 da aliança Oxford/AstraZeneca no Brasil prepara-se para pedir para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até a próxima sexta-feira, 29, o registro definitivo do imunizante. O aval permite vacinação em massa dos públicos que participaram da testagem. No uso emergencial, como são até agora as vacinas aplicadas no Brasil, só é possível utilizá-las em um público alvo pré-definido e durante um prazo pré-determinado. Se concretizada, será a primeira solicitação do tipo feita em território nacional.
Por conta do volume de itens necessários para o pedido, são por volta de 20 funcionários trabalhando nos documentos. Mas indiretamente, todos os trabalhadores da fundação estão envolvidos de alguma maneira no processo.
De acordo com o regimento interno da Anvisa, o aval para mecanismos do tipo está fixado para ocorrer em até 60 dias.
Doses
Em nota publicada hoje, a Fiocruz afirmou que ainda não há confirmação por parte da AstraZeneca com relação à saída do insumo que viria da China para produção dos antígenos. “Segundo a AstraZeneca, o primeiro lote do IFA, com insumo para produção de 7,5 milhões de doses de vacinas, estaria pronto para embarque, mas segue aguardando liberação do governo chinês para exportação”, diz o documento. A previsão da instituição, contudo, aponta para que as primeiras doses cheguem em 8 de fevereiro.
No acordo com a empresa, está previsto o envio de 14 lotes de 7,5 milhões de doses, com intervalo de 2 semanas entre cada remessa, totalizando o fornecimento de insumo para produção de 100, 4 milhões de doses. Uma vez liberada a primeira remessa, a documentação para exportação servirá para todas as demais.
Veja a seguir, a lista de vacinação no país subdividida por estado. Os números são atualizados diariamente, de segunda a sexta-feira até às 19h.
!function(e,t,s,i){var n=’InfogramEmbeds’,o=e.getElementsByTagName(‘script’),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?’http:’:’https:’;if(/^/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(‘script’);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,’infogram-async’,’//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js’);