segunda-feira, abril 12, 2021

Pfizer inicia teste de medicamento inédito contra Covid-19

A Pfizer iniciou os testes clínicos de um medicamento inédito contra Covid-19. Trata-se de um inibidor de protease administrado via oral que atua impedindo a replicação do vírus dentro do organismo. Se bem sucedido, o tratamento poderá ser prescrito para pacientes ao primeiro sinal da doença.

Estudos preliminares, realizados em laboratório, indicam que o medicamento tem uma potente atividade antiviral contra o SARS-CoV-2, nome oficial do novo coronavírus. “Enfrentar a pandemia de Covid-19 requer prevenção por meio de vacina e tratamento direcionado para aqueles que contraem o vírus. ”, disse Mikael Dolsten, diretor científico e presidente de pesquisa, desenvolvimento e medicina mundial da Pfizer, em comunicado.

A empresa também avalia uma versão intravenosa do antiviral, destinado a pacientes hospitalizados. “Juntos, os dois têm o potencial de criar um paradigma de tratamento de ponta a ponta que complementa a vacinação nos casos em que a doença ainda ocorre”, completa Dolsten.

LEIA TAMBÉM: Covid-19: as principais perguntas e respostas

Os inibidores da protease são eficazes contra outros vírus, como o HIV e o vírus da hepatite C, tanto por conta própria quanto em combinação com outros antivirais. A pílula funciona inibindo uma enzima usada pelo coronavírus para fazer cópias de si mesmo dentro das células humanas. Ainda não se sabe a dosagem nem por quanto tempo o medicamento precisa ser administrado para fazer efeito.

O ensaio de Fase I, realizado nos Estados Unidos, é randomizado duplo-cego no qual alguns participantes receberão a droga e outros o placebo. Pesquisadores nem voluntários saberão o que estão tomando. Se os resultados mostrarem que o medicamento é seguro e atua contra a doença, a empresa passará para a Fase II, que conta com um número maior de participantes.

Outras terapias antivirais orais contra a Covid-19 já estão em desenvolvimento, incluindo um medicamento da Merck em parceria com a Ridgeback Bio e outro da Roche com a Atea Pharmaceuticals.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs,...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....

Último pracinha de Campinas morre aos 101 anos: 'Legado de exemplo e dedicação à família'

Ex-combatente Justino Alfredo esteve em batalhas contra soldados nazistas na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Veterano enfrentava...

Em 100 dias à frente de Campinas, Dário entrega parte das ações, destaca combate à pandemia e defende lei de comissionados

Em janeiro, prefeito havia traçado plano de 72 metas, mas algumas não saíram do papel - como...
- Advertisement -