segunda-feira, março 1, 2021

Pfizer pode alterar vacina para que seja eficaz contra novas mutações

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse à Bloomberg nesta terça-feira, 26, que a farmacêutica pode modificar a composição atual da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com a BioNTech para que ela seja eficaz contra novas cepas do coronavírus.

“Cada vez que surge uma nova variante, devemos ser capazes de testar se [nossa vacina] é eficaz ou não. […] Assim que descobrirmos que não é tão eficaz, seremos muito, muito rapidamente capazes de produzir uma dose de reforço que será uma pequena variação da vacina atual”., disse Bourla.

A declaração ocorre um dia após a Moderna informar que está desenvolvendo uma nova versão de sua vacina contra o coronavírus que poderá atuar com mais eficácia contra a variante sul-africana. Recentemente, três novas cepas do coronavírus foram identificadas, uma com origem na Inglaterra, outra na África do Sul e a terceira, no Brasil (em Manaus).

Todas carregam mutações na proteína spike, usada pelo coronavírus para invadir as células, e por isso se espalham mais facilmente. Por outro lado, ainda não existem evidências de que  sejam mais perigosas. No entanto, há preocupação sobre a eficácia das vacinas atuais contra essas e outras mutações que possam surgir, já que as vacinas atuam justamente nessa proteína.

Estudos preliminares indicam que as vacinas da Pfizer e da Moderna protegem contra as cepas inglesas e sul-africanas – ainda não há dados sobre a brasileira. Mas, no caso da vacina da Moderna, a eficácia contra a variante da África do Sul é cerca de seis vezes menor do que contra o coronavírus original, o que motivou a empresa a buscar uma versão melhor, que pode ser usada como reforço.

 

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta segunda, 1º de março

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade....

Conheça a tiriba-grande, ave inofensiva que é 'manchada de sangue'

Espécie da mesma família das araras, papagaios e periquitos encontra-se ameaçada de extinção. A tiriba-grande é a mais...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 1 de março de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

Shoppings reduzem horários de funcionamento após Campinas regredir para fase laranja

Estabelecimentos podem funcionar por até oito horas diárias, a partir desta segunda. Plano SP determina ainda capacidade de...

Covid-19: Campinas começa a vacinar 13 mil idosos com mais de 80 anos

Agendamento para imunização a partir desta segunda (1) teve início na manhã de sábado, pela internet, e moradores...
- Advertisement -