segunda-feira, abril 12, 2021

Por que as mulheres demoram para saber que têm endometriose

Desde o inicio desse século, o diagnóstico da endometriose teve um salto de qualidade e possibilidade real de ser realizado, graças ao desenvolvimento de exames de imagem direcionados para esse fim. Não são exames complexos, mas devem ser feitos por radiologistas especialistas em identificar a doença por meio de um ultrassom pélvico e transvaginal ou de uma ressonância magnética de pelve.

Esses exames devem ser solicitados quando o médico que está atendendo a paciente, em geral o ginecologista, ouve as queixas clínicas, faz o exame ginecológico e, então, levanta essa hipótese como sendo a possível causa da dor que essa mulher sente ou da dificuldade em engravidar que o casal está enfrentando. Porém, ainda hoje, esse processo demora para ser concluído, com mais de 5 anos de dor, além de consultas em diversos médicos para boa parte das pacientes, de acordo com estudo publicado no mês passado por Agarwal e colaboradores no BMC Womens Health.

As causas para essa demora são diversas: o mito da cólica menstrual ser normal, a falta de reconhecimento do quadro clínico da doença, a dificuldade de acesso aos exames especializados, entre outras. E é certo que isso pode levar a quadros de ansiedade e sofrimento, pois a dúvida diagnóstica traz consigo resultados limitados.

Em pesquisa que realizamos no Hospital das Clínicas e publicamos na revista Einstein em 2017, notamos que as mulheres que conseguem enfrentar todas essas questões de forma mais assertiva, apresentam menores taxas de ansiedade, depressão e mesmo dor. Assim, importante ressaltar que uma abordagem multiprofissional, por vezes com suporte terapêutico psicológico, pode ser de grande utilidade no tratamento da endometriose.

Médico Sergio PodgaecFelipe Cotrim/VEJA.com
Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs,...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....

Último pracinha de Campinas morre aos 101 anos: 'Legado de exemplo e dedicação à família'

Ex-combatente Justino Alfredo esteve em batalhas contra soldados nazistas na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Veterano enfrentava...

Em 100 dias à frente de Campinas, Dário entrega parte das ações, destaca combate à pandemia e defende lei de comissionados

Em janeiro, prefeito havia traçado plano de 72 metas, mas algumas não saíram do papel - como...
- Advertisement -