terça-feira, abril 13, 2021

Procura por teste de detecção de anticorpo aumenta 2.000%

Entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 houve um aumento de 2.000% na procura por testes de detecção de anticorpos neutralizantes contra o novo coronavírus, de acordo com a NL Diagnóstica, empresa que fornece o teste para grandes laboratórios, como Grupo Hermes Pardini, Laboratório Fleury, Diagnósticos do Brasil, Dasa, Sabin e Albert Einstein. Os anticorpos neutralizantes são aqueles que impedem a entrada do vírus nas células. A produção deste tipo de anticorpos pode ocorrer após infecção natural pelo SARS-CoV-2 ou após a vacinação.

Os testes sorológicos comuns também identificam a presença de anticorpos no sangue. A diferença é que eles só informam se a pessoa já teve contato prévio com o vírus, mas não detecta se existem anticorpos específicos para neutralização do vírus. Em geral, a sorologia avalia se a amostra é reagente  anticorpos tipo IgM e IgG. O primeiro indica que o paciente foi contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção. Já o IgG reconhece anticorpos de prazo mais longos, que aparecem pelo menos três semanas após a infecção e, portanto, realmente sinaliza uma infecção passada.

O exame de identificação de anticorpos neutralizante é procurado por pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus, mas também por aquelas que tomaram a vacina e querem saber se ela teve o efeito desejado, que é justamente ativar o sistema imunológico a produzir anticorpos neutralizantes e outros mecanismos de defesa contra o coronavírus .

No entanto, vale ressaltar que um resultado positivo neste teste não garante que a pessoa está totalmente protegida da Covid-19 nem permite afirmar por quanto tempo a imunidade permanecerá ativa. Logo, as medidas protetivas, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social devem permanecer.

Confira os números da vacinação nos estados e no país atualizados até as 18h deste sábado, 6:

!function(e,t,s,i){var n=’InfogramEmbeds’,o=e.getElementsByTagName(‘script’),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?’http:’:’https:’;if(/^/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(‘script’);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,’infogram-async’,’//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js’);

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -