domingo, fevereiro 28, 2021

São Paulo e Bahia saem na frente na corrida da vacinação no Brasil

Dois estados brasileiros se destacaram no primeiro dia de vacinação após todo o território nacional receber as doses da Coronavac, o imunizante desenvolvido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. São Paulo e Bahia concentraram 98,7% de todos os imunizados do país até o final da tarde desta terça-feira, 19.

Até o momento, o Brasil teve 9.775 vacinados entre pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, aqueles com deficiência institucionalizadas, a população indígena, além de trabalhadores de saúde. Somente paulistas e baianos somam 9.647 imunizados do montante.

Primeiro estado a iniciar o processo de vacinação ainda no domingo, 17, São Paulo é o líder da lista com sobras. Os paulistas já vacinaram 8.250 pessoas até às 18 horas da tarde desta terça-feira. O número representa 84,4% do total no país. Nestes três primeiros dias, a ação aconteceu apenas em unidades do Hospital das Clínicas em São Paulo, Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto, Marília e no Hospital de Base de São José do Rio Preto. A partir desta quarta-feira, 20, a imunização começará em outras localidades na Grande São Paulo, Baixada Santista, Sorocaba e Vale do Paraíba.

A Bahia, que só iniciou a imunização na manhã desta terça, foi mais eficaz do que outros estados que decidiram apenas fazer solenidades simbólicas. Ao contrário do Rio de Janeiro, que decidiu realizar uma cerimônia aos pés do Cristo Redentor, e Goiás, que teve a primeira dose aplicada pelo governador Ronaldo Caiado – os dois vacinaram apenas cinco pessoas até agora somados –, os baianos levaram o plano a sério e já imunizaram 1.397 pessoas (14,3% do total).

São Paulo é o único estado que criou uma plataforma para divulgar os dados de vacinação até aqui. Os números dos outros 25 estados e mais o Distrito Federal são atualizados pelo site Coronavírus Brasil e conferidos por VEJA junto às Secretarias Estaduais.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde da Bahia afirma que está passando por problemas para compilar os dados, pelo fato do Ministério da Saúde “não ter sequer disponibilizado um sistema nacional para o cadastramento das doses aplicadas”, o que é “mais uma obrigação do Programa Nacional de Imunização que não está sendo cumprida”. Por conta disso, a entidade afirma ainda não ter acesso a quantos munícipios baianos já foram vacinados, mas confirma que todas as 417 cidades do estado já receberam o imunizante.

Confira os números da vacinação nos estados e no país:

!function(e,t,s,i){var n=’InfogramEmbeds’,o=e.getElementsByTagName(‘script’),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?’http:’:’https:’;if(/^/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(‘script’);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,’infogram-async’,’//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js’);

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Câmeras de segurança registram ação de suspeitos durante furto a loja de informática em Itapira

Ação da dupla causou um prejuízo de R$ 6 mil, segundo a proprietária....

Vizinhança se mobiliza para ajudar moradores do Jardim Samambaia após chuva forte em Campinas

Pelo menos 18 famílias ficaram desabrigados após a chuva que atingiu a cidade na sexta-feira (26), segundo a...

Covid-19: família de idoso registra boletim de ocorrência após falha durante vacinação em Vinhedo

Moradora relatou que enfermeira inseriu seringa vazia no braço do homem. Profissional de saúde foi ouvida na delegacia...

Campinas estuda acordo emergencial a 2 meses para fim de contrato do transporte público

Prefeitura avalia melhor formato para prestação do serviço após 29 de abril. Após ficar suspensa, nova licitação teve...

Covid-19: 91% dos brasileiros acreditam na eficácia das vacinas

Um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a empresa de programa de fidelização Dotz aponta que 91% dos brasileiros acreditam que as...
- Advertisement -