sábado, abril 17, 2021

Soberana 2: a aposta de Cuba contra a Covid-19

Cuba entrou na corrida do desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 com diversas candidatas. Uma delas, a Soberana 2, entrou no início do mês de março na fase 3 de testes clínicos, tornando-se a primeira candidata latino-americana a chegar nessa fase avançada. Embora ainda esteja em estudo, o imunizante já é aplicado no país, em profissionais de saúde.

Em breve, autoridades cubanas planejam solicitar às agências sanitárias o uso emergencial não só da Soberana 2, como da Abdala, outra vacina desenvolvida no país que já está na fase final de testes clínicos. Como parte dos testes e do acesso expandido, as autoridades cubanas querem vacinar 1,7 milhão de habitantes de Havana até maio.

Cerca de 44.000 voluntários, com idade entre 19 e 80 anos, participam da fase 3 do estudo da Soberana 2, que avalia a segurança e eficácia da vacina. Os participantes foram divididos em três grupos: alguns receberão duas doses com 28 dias de intervalo entre elas, outros receberão duas doses mais uma adicional e o terceiro um placebo.

O recrutamento e a aplicação da primeira dose já está finalizada. A expectativa, de acordo com o vice-diretor Yury Valdés, é que essa etapa tenha duração aproximada de três meses, após aplicada a última dose.

No total, quatro vacinas candidatas estão em desenvolvimento em Cuba: além da Soberana 2 e Abdala, existe a Soberana 1 (fase 2) e a Mambisa (fase 1). As três primeiras são administradas por injeção, enquanto a quarta por spray nasal. Todas utilizam tecnologia de proteínas recombinantes, a mesma técnica usada na americana Novavax.

Cuba enfrenta um aumento no número de casos e óbitos pela doença. Segundo informações da Reuters,  o país registra entre 600 e 1.000 casos novos de Covid-19 por dia, muito acima da média do ano passado. Entretanto, o país tem uma das taxas per capita mais baixas da doença. Desde o início da pandemia, cuba registrou 68.250 casos e 401 mortes. A meta do governo é vacinar toda a população da ilha, de 11 milhões de habitantes, até o final do ano.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Médica sanitarista e ex-diretora de Saúde de Campinas, Maria Haydée morre aos 69 anos

Defensora da saúde pública, Haydée também atuou como presidente do Conselho Municipal...

Em um dia, Conexão Solidária arrecada 163 toneladas de alimentos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Terceira etapa da campanha organizada pela EPTV e prefeituras ocorreu neste sábado. Doações serão destinadas às famílias em...

Operação toque de recolher fecha 12 estabelecimentos e lacra 1 em Campinas nesta sexta

Balanço divulgado neste sábado (17) pela prefeitura mostra que, de 18 de março, data em que as fiscalizações...

Acidente em Valinhos deixa 5 feridos e mobiliza bombeiros de três cidades

Colisão entre dois veículos ocorreu na Estrada dos Jequitibás. Vítimas, dentre elas uma mulher que estaria grávida, foram...

Covid-19: cresce em 27% o número de vacinas em fase final de estudos

A corrida para o desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 teve um aumento de 27% em novos antígenos em etapa final de testes — a...
- Advertisement -