sábado, junho 19, 2021

Vacinação: 87% dos brasileiros de 70 a 79 anos receberam ao menos uma dose

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idades entre 70 e 79 anos chegou a 87,5% dos brasileiros. O quantitativo animador, porém, diz respeito apenas à primeira dose — quando consideramos também a segunda aplicação e, portanto, o esquema vacinal completo, a taxa de imunização cai para 64,6% nessa faixa etária.

Esses dados fazem parte do painel do Ministério da Saúde e foram compilados por VEJA até o dia 11 de maio. A faixa etária de pessoas com idades acima de 80 anos é a mais vacinada até aqui, com 88,9% das pessoas tendo recebido a primeira dose, mas está atrás na segunda dose, com apenas 50,5% com os dois imunizantes aplicados.

A faixa etária dos 60 anos apresenta grande variação entre dois grupos: chega a 54,8% entre aqueles que têm entre 60 e 64 anos (mas com somente 4,5% com duas aplicações contabilizadas) e atinge 78,8% entre os brasileiros com 65 a 69 anos (27,57% desse segmento etário recebeu duas doses).

Uma razão para a discrepância tão expressiva no grupo dos 60 a 64 anos é que sua inclusão ocorreu mais recentemente, momento em que o Brasil começou a aplicar com mais intensidade as vacinas que necessitam de doze semanas de pausa entre as aplicações, caso da Pfizer e AstraZeneca.  O outro antígeno em uso no país, a CoronaVac, deve ser aplicada com 28 dias de intervalo entre as duas etapas, o que causa maior proximidade entre os números de primeira e segunda dose.

Especialistas em saúde dizem que é fundamental que todos recebam as duas aplicações de imunizantes, para ter uma vacinação durável e com a eficácia semelhante à aferida nos estudos clínicos.

Veja os números da vacinação no Brasil:

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Professores da escola que aluno recebeu críticas por sugerir tema LGBT lamentam caso em carta: 'Jamais nutrimos preconceito'

Corpo docente da Escola Estadual Aníbal de Freitas, em Campinas (SP), divulgou carta...

Atendimento a moradores de rua cresce 50% após ampliação do serviço durante frio em Campinas

SOS Rua aborda, mensalmente, 600 pessoas para oferecer abrigo. Desde maio, quando rondas aumentaram em duas horas, demanda...

Shoppings de Campinas alteram horário de funcionamento após ampliação do toque de recolher

Segundo a prefeitura, serviços, comércios e atividades devem fechar às 19h. Medidas começam a valer a partir desta...

Campinas tem maio com mais mortes no trânsito desde 2018, aponta Infosiga

Relatório registra 15 ocorrências no mês na metrópole, sendo sete delas envolvendo motocicletas. Em 2020, foram quatro óbitos...

Justiça Federal determina retenção do passaporte de Carlos Wizard após retorno dele ao Brasil

A decisão foi da 1ª Vara Federal de Campinas, após a Polícia Federal fazer buscas na casa e...
- Advertisement -