segunda-feira, abril 12, 2021

Variante da Covid-19 identificada no Brasil se espalha pela América do Sul

A variante P.1, identificada originalmente em Manaus, está se espalhando não só pelo Brasil, mas também pela América do Sul. Cerca de 40% dos casos de coronavírus detectados recentemente em Lima, no Peru, estão associados à variante, segundo informações do Washington Post. No Uruguai, a cepa é responsável por 30% dos casos de Covid-19 e no Paraguai, metade dos casos identificados na fronteira com o Brasil são causados pela P.1, segundo informações do jornal americano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a P.1. já foi rastreada em 45 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Canadá, México, Espanha, Itália, França e Índia. Na América do Sul, apenas Bolívia, Equador, Suriname e Guiana não haviam registrado casos da doença decorrentes da variante brasileira, de acordo com o último boletim epidemiológico da OMS. No entanto, devido à defasagem da realização de testes genômicos na região, isso não significa que a cepa ainda não esteja por lá.

A crescente presença das novas variantes está associada ao agravamento da pandemia nesses países. Estudos mostram que além de ser mais transmissível, a mutação parece mais perigosa.

A forma como ela teria se espalhado pela região não é segredo, tampouco é difícil de entender. Quase todos os países da América do Sul têm longas divisas com o Brasil, exceto Equador e Chile. Na maior parte dos casos, não há grande controle nas cidades fronteiriças e cruzar para outro país pode ser tão simples quanto atravessar a rua.

Especialistas acreditam que a única forma de controlar a pandemia na região é pela vacina, que caminha a passos lentos na maior parte dos países. De acordo com informações da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade Oxford, a América do Sul administrou apenas 6% das doses de vacina do mundo. A situação fica ainda mais grave quando constata-se que até o Chile, que tem a melhor campanha de imunização da América do Sul, enfrenta uma nova onda da doença.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -