quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Vem aí mais uma vacina de dose única contra a Covid

9 de fevereiro, 8h57: Enquanto países ricos reservaram 50% de todas as vacinas anti-Covid para imunizar os seus nesta pandemia, uma boa notícia, divulgada agora renova as esperanças de que mais pessoas, independentemente do PIB de seus países, poderão receber antígenos contra o novo coronavírus. A chinesa CanSino Biologics anunciou que sua vacina tem 65,7% de eficácia geral e atinge 91% de proteção contra casos graves da doença. Mais uma vacina de dose única vem aí. Ao lado do imunizante da Janssen, cuja eficácia global foi de 66%, o biofármaco da CanSino também é de dose única e também não precisa de ultra congeladores para ser armazenado.

Por ora não há informações suficientes sobre o perfil dos voluntários testados pela CanSino, mas o estudo clínico é alvissareiro. Tanto a Janssen, da qual sou voluntário no ensaio clínico anti-Covid, quanto a nova vacina chinesa foram desenvolvidas à base de adenovírus e tiveram bom perfil de segurança e eficácia. O imunizante da parceria Oxford/AstraZeneca também é de adenovírus, mas, neste caso, de adenovírus de chimpanzés.

Apesar de os patamares de eficácia serem consideravelmente mais baixos do que os das vacinas de RNA mensageiro, como as da Pfizer (95% de eficácia) e da Moderna (94%), as vacinas de dose única e de baixa refrigeração são muito mais fáceis de armazenar e serem distribuídas em países com gargalos logísticos tão severos, como o Brasil. Além disso, o fato de precisarem de apenas uma ampola para conferir proteção ao paciente contra o coronavírus pode dar tração a planejamentos nacionais de imunização, minimizando a chance de o vacinado, submetido à necessidade de duas doses do antígeno, se esquecer de retornar à unidade de saúde ou mesmo ver os estoques de sua vacina se esgotarem antes de receber a ampola final.

Ultimas Notícias

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta quinta, 25 de fevereiro de 2021

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade....

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 25 de fevereiro de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

Covid-19: Rio de Janeiro retoma vacinação de idosos nesta quinta-feira

A cidade do Rio de Janeiro retoma parcialmente, nesta quinta-feira, 25, a vacinação de idosos contra a Covid-19. Ao todo, o município recebeu 105.000...

Companhia de dança e teatro de Campinas estreia peça online e gratuita

Apresentação estará disponível no site da Cia 22:22 a partir deste sábado e pode ser assistido até o...

Companhia de circo apresenta espetáculos de palhaços em Hortolândia

Peças acontecem em três horários diferentes e os ingressos podem ser reservados gratuitamente. Palhaços Nélson do Bigodinho,...
- Advertisement -