A Semana do Idoso em Campinas será realizada entre os dias 5 e 9 de outubro de 2026, com uma programação gratuita voltada à segurança, à convivência, à saúde, à autonomia e à qualidade de vida da população idosa. As atividades são organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e incluem palestras, encontros de reflexão e um baile.
A maior parte da programação ocorrerá no Centro de Vivência do Idoso (CVI), localizado no Parque Taquaral. As palestras estão marcadas para as 9h e não exigem inscrição prévia. O baile será realizado em outro endereço, na Vila Marieta, no período da tarde. A divulgação foi feita pela Prefeitura de Campinas em publicações oficiais de 30 de setembro e 2 de outubro de 2026.
Programação aborda prevenção a golpes e envelhecimento saudável
A abertura da Semana do Idoso será na segunda-feira, 5 de outubro, com a palestra “GM Explica”. Conduzida pela Guarda Municipal, a atividade tratará da prevenção e da identificação de golpes aplicados por WhatsApp e SMS. O encontro será realizado às 9h, no CVI, com acesso pelo bolsão de estacionamento do Portão 5 do Parque Taquaral.
O tema da segurança digital integra uma agenda que também contempla aspectos emocionais, sociais e relacionados à saúde. Na terça-feira, 6 de outubro, a palestra “Solidão não é destino: envelhecer é continuar pertencendo” vai propor uma reflexão sobre solidão e pertencimento durante o envelhecimento.
Na quarta-feira, 7 de outubro, será realizado um encontro sobre envelhecimento saudável e saúde integrativa. A atividade também começa às 9h e faz parte da proposta da programação de reunir informações e momentos de convivência para o público idoso de Campinas.
Baile será realizado na Vila Marieta
Na quinta-feira, 8 de outubro, a agenda terá uma atividade de lazer fora do Parque Taquaral. O baile com a Banda Palladium está marcado para as 14h, no Grupo da Saudade, localizado na Rua Dr. Betim, 190, na Vila Marieta. Assim como as demais ações, o evento será gratuito.
O encerramento ocorrerá na sexta-feira, 9 de outubro, às 9h, no Centro de Vivência do Idoso. O encontro terá como tema “Envelhecer: e agora, o que eu faço com essa idade?”, com abordagem sobre autonomia e os desafios associados ao envelhecimento.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, a iniciativa reúne palestras, reflexões e atividades de sociabilidade. A proposta é oferecer uma programação acessível e gratuita, com assuntos relacionados à proteção, à saúde e à participação social das pessoas idosas.
Confira os locais e horários
As atividades dos dias 5, 6, 7 e 9 de outubro serão realizadas no Centro de Vivência do Idoso, na Avenida Heitor Penteado, com entrada pelo bolsão de estacionamento do Portão 5 do Parque Taquaral. Os encontros começam sempre às 9h e não é necessário fazer inscrição antecipadamente.
Já o baile da quinta-feira será no Grupo da Saudade, na Rua Dr. Betim, 190, na Vila Marieta, com início às 14h. A programação foi detalhada em outra publicação oficial da Prefeitura de Campinas, que reforça a gratuidade das atividades e os endereços dos eventos.
A programação pode interessar diretamente às pessoas idosas e também a familiares, cuidadores e moradores que acompanham iniciativas de saúde, proteção social e convivência em Campinas. Ao combinar orientações sobre golpes digitais, discussões sobre pertencimento e envelhecimento saudável com uma atividade musical, a Semana do Idoso apresenta diferentes formas de participação ao longo dos cinco dias.
Serviço
O que: Semana do Idoso em Campinas
Quando: de 5 a 9 de outubro de 2026
Quanto: atividades gratuitas
Inscrição: não é necessária para as palestras e encontros
Centro de Vivência do Idoso: Avenida Heitor Penteado, com entrada pelo Portão 5 do Parque Taquaral
Baile: 8 de outubro, às 14h, no Grupo da Saudade, Rua Dr. Betim, 190, Vila Marieta

