Responsabilidade social no esporte: já ouviu falar sobre alguma ação?

Gisele Matoso
4 Min Read

Você com certeza já deve saber que no esporte existem diversos ramos sociais que muitos atletas apoiam, não é? O advogado desportivo, Alan Belaciano, acredita que isso normalmente acontece porque muitos desses atletas fizeram parte desses âmbitos sociais e hoje querem apoiar a causa de muitas pessoas. Neste artigo, você pode conferir tudo sobre como as causas sociais e os esportes podem andar de mãos dadas. 

 

Responsabilidade social no esporte

 

Como você já deve saber, muitos atletas têm uma carreira bastante exposta. Isto é, uma vida pública na mídia por serem famosos em suas modalidades. A grande habilidade que eles desempenham ao fazer parte de seus times é o que pode fazê-los se destacar, ganhando cada vez mais visibilidade na mídia e em diversos lugares. Assim, nasce a oportunidade de dar mais apoio a diversas causas. 

 

Para o advogado desportivo Alan Belaciano, a responsabilidade social dentro do esporte é muito importante, pois com a visibilidade que um atleta tem é possível dar maior voz a diversas causas sociais importantes e divulgá-las cada vez mais, ajudando mais pessoas a terem acesso a elas. 

 

A importância do apoio dos esportes

 

Se você ainda não sabe como os atletas podem melhorar a visibilidade de uma causa, é porque provavelmente não acompanha o mundo dos esportes. Atletas como Neymar e Messi, do futebol, apoiam, respectivamente, as causas anti racista e conscientização do espectro autista, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam esses tipos de responsabilidades sociais. 

 

Por isso, segundo Alan Belaciano, muitos atletas se aproveitam de sua fama para mostrar às pessoas como funcionam diversas causas e porque elas precisam de apoio. Usar sua voz para melhorar a vulnerabilidade social de muitas pessoas é importante para dar voz a quem não tem visibilidade. Por isso, cada vez mais pessoas, dentro e fora do esporte, começaram a perceber como o reconhecimento de alguém pode ajudar em diversos âmbitos.

 

A a diferença que faz um advogado nesse meio

 

Quando falamos sobre expressar nossas opiniões e apoiar causas que achamos que devem ser apoiadas, muitas pessoas podem não concordar com a visibilidade dessas causas, podendo até existir diversas reações negativas em relação a pessoa que apoia, como por exemplo, o jogador Neymar que se recusou a jogar em dezembro de 2020 após um ataque racista do time adversário. Isso teve uma grande repercussão, levando diversas pessoas a discordarem de sua atitude. 

 

Alan Belaciano acredita fortemente que lutar por seus direitos é essencial, por isso, nessas horas, um advogado é essencial para cuidar de muitos processos como ataques racistas, capacitistas e até importunação sexual, garantindo não apenas a expressão livre dos jogadores, como também o incentivo seguro de diversos tipos de causas sociais, fazendo com que mais pessoas as conheçam e as apoiem.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *