A região de Campinas (SP) está sob alerta para o perigo de chuva forte nesta sexta-feira (23), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta que esse cenário, marcado por tempestades e altas temperaturas, deve permanecer durante todo o final de semana.
Na quinta-feira (22), a estação meteorológica do Aeroporto Internacional de Viracopos já havia registrado 36 milímetros de chuva em um curto intervalo de tempo, mas a metrópole amanheceu sob predomínio do sol. As temperaturas devem variar entre a mínima de 21ºC e máxima de 31ºC.
Sexta-feira (23): a previsão é de nebulosidade variável, com pancadas de chuva e possibilidade de granizo a partir da tarde. A região pode registrar vendavais e grande incidência de raios.
Sábado (24): além da nebulosidade variável, o tempo deve ficar abafado e com temporais a partir da tarde. Há risco para chuvas localmente fortes e volumosas. As temperaturas ficam entre 20ºC e 30ºC.
Domingo (25): a tendência para é que se repitam as condições do sábado. A influência de uma frente fria sobre o oceano, passando próxima ao litoral paulista, poderá reforçar as instabilidades e favorecer o desenvolvimento de pancadas e temporais.
A partir do entardecer, no entanto, as chances de chuva diminuem gradativamente e os ventos ganham intensidade. As temperaturas ficam entre 21ºC e 32ºC. Embora não haja indicativos de queda efetiva nas temperaturas, os ventos poderão atenuar a sensação de “calorão”.
O Cepagri alerta que qualquer tempestade que se desenvolver na região nos próximos dias poderá ocasionar riscos e transtornos à população, ainda que de forma isolada. Por isso, orienta:
a forma mais simples e objetiva de identificar uma tempestade nas proximidades é através das trovoadas, que evidenciam tempestades nas imediações, e que podem servir como um sinal de alerta para redobrar a atenção e os cuidados;
recursos como aplicativos ou sites na internet, que mostram imagens de radar e detecção de descargas elétricas também são ferramentas úteis, bem como o sistema de alertas da Defesa Civil estadual, por SMS ou WhatsApp.
Na eventual necessidade de socorro, acione os telefones do Corpo de Bombeiros, 193, ou Defesa Civil, no 199.