Muito diferente do que algumas pessoas podem achar, a música brasileira é recheada de clássicos e de álbuns que marcaram gerações. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, um grande entusiasta da música nacional, neste artigo, traz alguns álbuns que já foram classificados como os melhores de toda a história da cultura brasileira. Continue lendo para descobrir quais são eles!
A música brasileira
De acordo com Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, a música brasileira é uma mistura de diversos ritmos de outras culturas como, por exemplo, a cultura africana. Com a composição de outros elementos, conseguimos criar uma identidade própria, que vem ganhando novos formatos a cada geração. Mas, ainda assim, não deixa de engrandecer os artistas que pavimentaram o caminho.
Os clássicos da música brasileira
Quando pensamos em clássicos da música brasileira, existem alguns artistas que são unanimidade entre a população. Nesse sentido, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui ressalta a importância de cantores como, por exemplo, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Elis Regina, Gal Costa e diversos outros que construíram uma identificação nacional, a música popular brasileira.
Os principais álbuns da música brasileira
Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que existem muitos álbuns que marcaram gerações e, dessa forma, seria impossível colocar todos eles em único artigo. Assim, essa lista pode servir como um convite para você conhecer mais sobre a nossa cultura e os grandes clássicos que fazem parte dela. Confira logo abaixo!
- A Tábua de Esmeralda – Jorge Ben Jor (1974)
Segundo Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, este álbum de Jorge Ben Jor é um dos grandes álbuns da música brasileira. Isso porque, em poucos minutos, você encontra elementos do samba, do rock e temas que ainda não haviam sido abordados, como, por exemplo, o afrofuturismo. Escutar esse álbum é embarcar em uma verdadeira viagem, repleta de cultura e conhecimento.
- Construção – Chico Buarque (1971)
É inegável que Chico Buarque é um dos nomes mais importantes da MPB, logo, não poderia faltar um de seus álbuns. ‘Construção’ é repleto de clássicos como, por exemplo, Valsinha, Acalanto e Cotidiano. Além de se deliciar com as letras de Chico, você também poderá aprender sobre a história do Brasil, levando em consideração o contexto histórico em que o disco foi produzido.
- Elis & Tom – Elis Regina e Tom Jobim (1974)
Um dos discos mais sensíveis da nossa história, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui classifica o álbum de Tom e Elis como um dos mais importantes de todos os tempos. Nele, você encontra letras que retratam o amor, bem como letras que retratam o cotidiano vivido no Brasil nos anos 70. Se mantendo relevante até os dias atuais, o disco é uma boa pedida para momentos de reflexão.
- Acabou Chorare – Novos Baianos (1972)
Para Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, o disco de Novos Baianos demonstra um momento de reafirmação dos elementos culturais brasileiros. Mais uma vez, temos um álbum recheado com os mais diversos temas de nosso cotidiano. Apesar de datar o ano de 1972, não é difícil ouvir as faixas do álbum nas mais diversas ocasiões que exaltam a cultura nacional.
Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui finaliza a lista, mas reforça o fato de que existem muitos outros discos para conhecer mais sobre a nossa cultura, inclusive discos da nova MPB. Nosso país, mais do que qualquer outro, sabe contar histórias através das melodias cantadas.