Você, mulher, já pensou em empreender? Aliás, sabe do que se trata o empreendedorismo feminino? Caso a resposta seja não, este artigo é para você! Cláudia Angélica Martinez, empresária e economista brasileira, explica como uma mulher pode se destacar no mercado empreendedor e como integrar-se a ele cada vez mais. Para saber como, confira a seguir algumas dicas para ser uma empreendedora de sucesso!
O que é o empreendedorismo feminino?
A empresária Cláudia Angélica Martinez afirma que uma mulher, para empreender, precisa estar ciente que nesse meio existem diversos desafios e quesitos a serem cumpridos para uma carreira de sucesso. O empreendedorismo, quando dominado pelo público feminino, é um movimento que reúne ações realizadas por mulheres. São iniciativas de liderança feminina, focando na inclusão feminina no mercado empreendedor e na dominação de altos cargos.
Quais as principais áreas que as mulheres podem empreender?
É visível o fato de que o público feminino tem espaço para consumo em diversas áreas, mas quando falamos sobre empreendedorismo, sabemos que só agora as mulheres têm garantido seu lugar de destaque em algumas áreas. Sendo assim, diversos campos do empreendedorismo podem e devem ser ocupados por mulheres. Confira abaixo os principais ramos para você mulher empreender:
- Setor gastronômico;
- Setor artesanal;
- Setor têxtil;
- Setor de vendas;
- Freelancer;
- E-commerce;
- Estética.
Sim, ainda existem muitos desafios…
Obviamente, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para empreender nos dias de hoje e existem muitos obstáculos que impedem o sucesso feminino, como a violência de gênero, falta confiança delas nelas mesmas ou falta de confiança por parte de algum superior no género feminino, dupla jornada como empreendedora e mãe, dificuldade de obter créditos por seu esforço e até falência da empresa, conta Cláudia Angélica Martinez.
Como incentivar o empreendedorismo feminino:
Por isso, segundo Cláudia Angélica Martinez, para maior reconhecimento no empreendedorismo, existem incentivos que as próprias mulheres (e homens também) podem realizar para promover o crescimento do empreendedorismo feminino, isto é, ações que promovam força para que as mulheres continuem a empreender e ajudar outras mulheres a também empreender, como por exemplo:
- Comprar produtos ou contratar serviços: investir no empreendedorismo dá uma força enorme para mulheres que precisam de incentivo e recursos para continuar.
- Comentários positivos: dizer que ela faz um ótimo trabalho ou dar um feedback sobre seus produtos e serviços podem ser de grande ajuda para que aquela mulher continue seu próprio negócio.
- Divulgar: compartilhar posts e ajudar com curtidas pode promover melhor alcance de pessoas. Indicar os serviços para amigos e familiares também pode ser uma ótima opção de incentivo.
Gostou dessas dicas? Percebe que você, mulher, pode SIM empreender no que quiser? Basta ser confiante, planejar-se e ir com tudo. A empreendedora Cláudia Angélica Martinez é especialista em empreendimento feminino e leva essa pauta a sério, pois as mulheres também são dignas do seu espaço em grandes e pequenas empresas, e até mesmo ter seu próprio negócio em destaque! Legal, né?