Ad image

Turnos de trabalho exaustivos e como mudar isso

Gisele Matoso
4 Min Read
Jose Sanchez Oller

Os turnos de trabalho são um dos fatores que as pessoas analisam antes de se candidatarem a uma vaga de emprego. Pensando nisso, a empresa Solpack Agronet, fundada pelo empresário José Sanchez Oller, entende que as pessoas procuram por turnos de trabalho que não atrapalhem a realização de suas atividades pessoais. 

Turnos de trabalho no Brasil

Após a reforma operária realizada pelos sindicatos surgidos a partir do fordismo, os turnos de trabalho foram ajustados para que os colaboradores possuíssem oito horas de lazer, oito horas de sono e oito horas de trabalho. Assim, o relógio dos trabalhadores ficou dividido igualmente em três partes.  

Essa divisão nos turnos de trabalho prevalece até os dias de hoje, como aponta a renomada Solpack Agronet. A maior parte das empresas estabelecem que seus funcionários realizem oito horas de trabalho e tirem uma hora de almoço, o que muitas vezes resulta em nove horas fora de casa, sem contar as horas extras, que podem ou não ocorrer, acrescentando duas horas na jornada de trabalho. 

Ainda, como indica a Solpack Agronet, há casos em que os turnos de trabalho chegam a 12 horas de serviço. Nesses casos, a empresa deve respeitar o intervalo de 36 horas de descanso. Esse método é mais utilizado por enfermeiras que atuam em hospitais, ou asilos, e é conhecido como os plantões 12 por 36, onde se trabalha metade de um dia, enquanto se descansa um dia e meio. 

As empresas que atuam 24h e possuem jornadas de oito horas de serviço, têm, consequentemente, três turnos de trabalho. Mas, para quem está trabalhando no turno convencional das oito horas até as quatro horas da tarde, acaba não conseguindo realizar atividades pessoais, como consultas médicas, reuniões, pagar contas ou até fazer compras importantes.

Diante disso, a Solpack Agronet, empresa especializada na fabricação de embalagens, reduziu a jornada de trabalho de seus colaboradores em duas horas, de modo que, agora, os mesmos trabalham seis horas diárias, ao invés de oito horas. Isso aumentou os turnos de trabalho para quatro, o que gerou a necessidade de contratar mais funcionários e, como consequência, proporcionou oportunidades de emprego para os moradores da cidade de Rio das Pedras, região em que a empresa está situada. 

Segundo o empresário José Sanchez Oller, esta alteração nos turnos de trabalho se deu pela preocupação com o desempenho e saúde dos colaboradores. A empresa acredita que menos horas trabalhadas, além de não interferir tanto nas atividades pessoais dos colaboradores, também auxilia na qualidade da produção, visto que, descansados, eles serão mais produtivos.

Quer fazer parte da equipe da Solpack Agronet, empresa especialista em Embalagens Raschel, Redes Multiuso, e Telas para Sombreamento Agrícolas e Decorativas? Então, acesse os contatos disponibilizados abaixo para saber mais:

Instagram: https://www.instagram.com/solpackbr/ 

Site: https://solpack.com.br/ 

E-mail: [email protected]

Telefone: (19) 3493-9900

Share This Article
Leave a comment