O mercado financeiro está constantemente buscando novas formas de captar recursos para projetos de infraestrutura e para compor Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC). Segundo Cleiton Santos Santana, um veterano com mais de duas décadas de atuação no setor de energia, uma das áreas mais atrativas para investimentos é a de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo o mundo.
O mercado de combustíveis no Brasil é notável por suas características singulares. Os fundos de investimento em combustíveis, uma categoria que ganha destaque, direcionam recursos para empresas envolvidas na produção, refino, distribuição ou comercialização de combustíveis como gasolina, diesel, etanol e gás natural. Cleiton Santos Santana destaca que esses fundos oferecem uma opção para investidores interessados em se expor ao segmento de energia e, mais especificamente, ao mercado de combustíveis.
A importância dos investimentos em combustíveis e no setor de óleo e gás
Cleiton Santos Santana destaca a amplitude desse setor no Brasil. “O setor de óleo e gás representou cerca de 15% do PIB industrial em 2022, com aproximadamente 8% provenientes do mercado de derivados de petróleo e biocombustíveis e 7% da extração de petróleo e gás natural”.
Com o crescente foco em questões ambientais, sociais e de governança (ESG), os investidores têm buscado fundos que levem em consideração critérios ESG em suas estratégias, como investir em empresas com práticas sustentáveis e responsáveis. O Brasil se destaca nesse contexto global com debates intensos em torno da chamada “Pauta Verde” na energia, refletindo uma preocupação crescente com a sustentabilidade e os impactos ambientais dos combustíveis.
Rentabilidade de combustíveis e energia renovável
No Brasil, observa-se um aumento nos investimentos no mercado de energia renovável e combustíveis. Cleiton Santos Santana menciona um fundo em particular, o BSO – Brazil Special Opportunities, que reúne investimentos em duas classes distintas, mas complementares. Um FIDC, o ZEUS, investe na cadeia de combustíveis há mais de cinco anos, enquanto um FIP, o Atenas, foca na infraestrutura logística do segmento. Este fundo tem obtido sucesso, financiando tradings que importam óleo diesel e gasolina, com retornos mensais de cerca de 3% e baixa inadimplência.
Combustíveis e os complexos de tancagem
Cleiton Santos Santana destaca a criação do FIP Atena, que tem como principal investimento a Stronghold Infra. Esta empresa adquiriu a Liquipar e venceu o leilão do terminal PAR50 no Porto de Paranaguá. Com investimentos previstos para expandir a capacidade desse terminal, o Grupo BSO planeja triplicar seus investimentos nos próximos dois anos.
Petróleo, combustíveis e transição energética
O Brasil se destaca como um dos líderes mundiais em investimentos em energia limpa. Em 2023, o país se tornou o terceiro maior destino de investimentos em energias renováveis, demonstrando seu papel crucial na transição energética global. Cleiton Santos Santana enfatiza que os investimentos em combustíveis refletem uma mudança em direção a uma matriz energética mais diversificada, sustentável e eficiente, impulsionada por avanços tecnológicos e preocupações ambientais.
Cleiton Santos Santana é Fundador Cotista do Grupo BSO – Brazil Special Opportunities, com mais de 20 anos de experiência nos setores de Energia, Commodities e Financeiro.