Nos últimos dias, um anúncio que chamou muito a atenção dos consumidores foi em relação ao recall do Hyundai Creta. De acordo com o empresário Flávio Corrêa Leite, toda essa atenção foi potencializada pela empresa realizar uma grande divulgação sobre esse recall nas redes sociais. Mas você já sabe o que é isso? Para entender melhor sobre este processo, continue lendo esse artigo!
O que é um recall?
Em sua tradução literal, “recall” significa “chamado de retorno” e é um termo que consiste na ação das empresas indicarem aos seus consumidores que um produto que já foi lançado no mercado possui um defeito de fábrica. Segundo o administrador do Grupo AL, Flávio Corrêa Leite, este é um processo que acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam e é muito comum, especialmente, no setor automotivo.
Deveres das empresas automotivas
Além de ser um processo previsto pela Lei Federal 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor brasileiro, o recall é essencial para que os consumidores não sejam prejudicados por um produto com defeitos vindos de fábrica. Dessa maneira, assim como nenhuma empresa pode lançar um produto que coloque a saúde e segurança das pessoas em risco é um dever dessas empresas garantir que esses problemas possam ser corrigidos sem custos adicionais.
Divulgação sobre processo de recall
Uma das etapas mais importantes de todo os processos de recall é a divulgação. Isso porque, a informação deve chegar a todas as pessoas que compraram o veículo com o defeito de fábrica. Dessa maneira, o empresário Flávio Corrêa Leite acredita ser interessante que as empresas invistam em anúncios na internet e televisão, bem como realizem o envio de e-mails pelo portal do Governo Federal e de notificações pelo Sistema de Notificação Eletrônica.
Direitos do consumidor
Para quem é consumidor e está passando por um recall com o seu veículo, é importante estar atento para os seus direitos frente a essa situação. De acordo com o empresário Flávio Corrêa Leite, além de não precisar arcar com nenhum gasto em relação ao conserto do veículo, as concessionárias não podem exigir que as revisões do carro estejam em dia para que o recall seja realizado.
Prazos importantes para o recall
Um ponto muito importante é que não há um prazo de validade específico para que o recall seja realizado. Na realidade, a única questão em relação a prazos é que, após o período de cinco anos em que o anúncio do recall foi realizado e o proprietário do veículo não o levou para a montadora, o cliente perde o direito de reclamar por danos relacionados à parte defeituosa do veículo.
Outras informações importantes aos consumidores
Como você pode ter percebido, existem diversas questões que envolvem o processo de recall de um automóvel. Segundo o empresário Flávio Corrêa Leite, nenhuma pessoa tem a obrigação de realizar esse procedimento, no entanto, é dever das empresas oferecer esse conserto e deixar todos os consumidores cientes sobre os defeitos de seus produtos já lançados como uma maneira de garantir mais segurança para as pessoas.