Todos nós sabemos que o mundo da tecnologia está recheado de palavras, conceitos e comandos que, muitas vezes, não sabemos o significado. Pensando nisso, Mikael Malanski, empresário e fundador da Squadfy Sistemas LTDA, neste artigo, explicita o que de fato é um software. Se você é um entusiasta do mundo da tecnologia e deseja saber mais sobre o uso de softwares, continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
O que é um software?
De maneira simplificada, para fácil entendimento, Mikael Malanski explica que software nada mais é do que um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, seja ele um computador ou, até mesmo, um eletromecânico. O termo software também é usado, no mundo da tecnologia, para descrever programas, apps, scripts, macros ou instruções de código, de modo a ditar o que uma máquina deve fazer.
Mikael Malanski lembra que todo programa, seja em computador, celular, tablet, smart TV ou console de videogame, é um software. Exemplos deles são os editores de textos ou de vídeos, navegadores, editores de áudio, jogos, aplicativos de streaming e afins. Além disso, um software pode se apresentar de diversas maneiras e, por esse motivo, eles se dividem entre três categorias principais. Abaixo, você pode verificar quais são elas.
- Software de programação
De acordo com Mikael Malanski, softwares de programação são ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. Além disso, nessa categoria, se usa diferentes linguagens de programação como, por exemplo, Python, Java, C, swift, entre outras. E abrigam compiladores, intérpretes, e depuradores. O empresário também nos lembra que, embora os editores de textos sejam softwares de aplicação, também são softwares de programação. Isso porque, eles podem ser usados para escrever determinados códigos.
- Software de sistema
Os softwares de sistema são programas responsáveis por fazerem a comunicação entre o computador, que só entende linguagem de máquina, e o usuário, sendo a base em que outros softwares irão rodar. Em outras palavras, os softwares de sistema são plataformas usadas para que outros softwares possam funcionar. Exemplos de softwares de sistema são o sistema Android, o sistema operacional Windows e Linux, e o iOS, explica o empresário Mikael Malanski.
- Software de aplicação
Por último, temos os softwares de aplicação, que têm como função executar diversas tarefas, que podem ser de uso individual ou até mesmo global, o que pede que eles sejam mais robustos e seguros. Mikael Malanski explica que, quando falamos de software de aplicação, estamos falando de programas que você já conhece: players de vídeo de música, jogos, editores de texto, calculadoras, navegadores, aplicativos para as redes sociais e muitos outros.
Por último, Mikael Malanski afirma que, com o passar do tempo, alguns conceitos de tecnologia acabam deixando de fazer sentido e caem em desuso. Entretanto, o uso de softwares se mantém bastante estável e deve perdurar durante um bom tempo em nossas vidas no mundo virtual. Isso porque, trata-se de um conceito bastante simples, mas que engloba um amplo conjunto de aplicações que são usadas diariamente no mundo da tecnologia.