Pensando em adentrar o mundo administrativo? Para Saul Dutra Sabbá, há características principais que um profissional da área deve ter para ser um bom administrador e ganhar destaque no mercado de trabalho fazendo aquilo que gosta. Você quer saber quais são elas? Então continue a leitura deste artigo!
O mundo administrativo, dentro das empresas, é bastante amplo e com muitas atividades que são designadas para os seus profissionais. O empresário e executivo Saul Sabbá lembra que para dar conta das responsabilidades diárias, o profissional que trabalha na área da administração deve ter uma visão sistêmica e ser capaz de gerir não só os processos que estão no âmbito empresarial, como também os processos que estão no âmbito humano e social.
Sabendo disso, também é de responsabilidade do administrador saber solucionar problemas que podem surgir durante a execução das atividades, eliminar atividades que venham estagnar a produtividade, além de desenvolver estratégias que otimizem o processo de crescimento da organização onde trabalha.
O empresário e executivo Saul Dutra Sabbá destaca que os desafios são inúmeros, por esse motivo, um bom administrador precisa estar preparado para as mudanças no ramo e claro, manter a mente aberta para que tenha um desempenho acima da média.
É importante que o profissional da área tenha a capacidade de reconhecer as novas exigências do mercado e, assim, consiga traçar planejamentos para realizar o gerenciamento e organização da demanda em questão.
O empresário e executivo Saul Sabbá ainda destaca que, com a chegada de novas tecnologias, os mercados têm sofrido modificações constantes e bastante significativas. Para se manter atualizado, é necessário que o profissional saiba lidar com as novas realidades e esteja disposto a adotar novos posicionamentos.
Para que tudo isso seja possível, é necessário que o administrador trabalhe determinadas características em si mesmo, dessa forma, estará colocando a empresa em evidência e colaborando para o seu sucesso. Confira quais são essas características!
Flexibilidade

Para Saul Dutra Sabbá, um bom administrador deve saber da importância de reconhecer eficiências e estratégias, logo, ficar insistindo em algo que não dá certo não é a melhor opção para o andamento dos negócios.
Se uma ação não resulta no efeito planejado, é necessário que o profissional esteja disposto a traçar um novo caminho para alcançar o sucesso. Ainda nesse sentido, se o administrador deseja ser um bom profissional, é primordial que ele seja capaz de admitir suas possíveis falhas e se abra para o novo.
Timing
Com certeza você já ouviu alguém falar o jargão “tempo é dinheiro” e, no mundo empresarial e administrativo, isso é mais do que um fato. O empresário e executivo Saul Sabbá destaca que um bom administrador precisa trabalhar o seu timing, assim, é possível reconhecer boas oportunidades de negócios e fazer escolhas de maneira acertada. A capacidade de avaliar situações proveitosas e extrair o melhor das oportunidades é o que torna uma organização mais competitiva.
Contorno às adversidades
Como citado anteriormente, é necessário que um bom administrador saiba contornar ocasiões adversas. Isso porque, nenhuma empresa, por melhor que seja o seu posicionamento no mercado, está imune a situações de conflito. Grande parte dessas situações exigem a participação de um bom gestor, por isso, o empresário e executivo Saul Sabbá lembra que ser capaz de ouvir todas as partes envolvidas e saber ponderar as argumentações são características de um administrador exemplar.
Autoconfiança
Sabendo que um administrador é responsável por diversas ocupações dentro de uma empresa, é necessário que ele tenha a autoconfiança como uma das suas principais características. Para exercer suas competências de forma efetiva, o empresário e executivo Saul Dutra Sabbá destaca a importância de ter autoconfiança de forma bem estruturada.
É a partir dessa característica que o gestor consegue tomar decisões, se planejar para enfrentar os riscos, não agir de forma precipitada, além de ser capaz de desenvolver a motivação da equipe buscando melhores resultados para a empresa.
Ainda nesse sentido, Saul Sabbá chama a atenção para que não haja confusão entre a autoconfiança e a presunção. O orgulho é um dos maiores inimigos de um profissional, por isso é importante deixar o ego de lado, afinal, um bom administrador é um administrador flexível e de mente aberta. Seguindo essas dicas, você terá destaque no mercado de trabalho e alcançará o sucesso.