Diario de Campinas NotíciasDiario de Campinas NotíciasDiario de Campinas Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Campinas
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Reading: Em 13 dias, Campinas tem metade dos focos de incêndio registrados na estiagem de 2023
Compartilhar
Font ResizerAa
Diario de Campinas NotíciasDiario de Campinas Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Campinas
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Campinas
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Follow US
Diario de Campinas Notícias > Blog > Notícias > Em 13 dias, Campinas tem metade dos focos de incêndio registrados na estiagem de 2023
Notícias

Em 13 dias, Campinas tem metade dos focos de incêndio registrados na estiagem de 2023

Diego Velázquez
Diego Velázquez 14 de maio de 2024
Compartilhar
3 Min de leitura
Compartilhar

Calor e baixa umidade acenderam o alerta nas autoridades da metrópole.

Nos 13 primeiros dias de maio deste ano, Campinas (SP) teve 52% dos focos de incêndio registrados em toda a estiagem de 2023. Os dados foram obtidos por meio de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Veja os números:

2023 (entre maio e setembro): 191 focos de incêndio
2024 (de 1º a 13 de maio): 100 focos de incêndio
Segundo a Defesa Civil de Campinas, as altas temperaturas atípicas no outono foram um fator determinante para o aumento proporcional no índices de queimadas. Entre 1º e 13 de maio, os termômetros chegaram a bater 34°C.

“Num período em que deveríamos estar registrando baixas temperaturas, os índices têm ultrapassado 30°, isso tem reflexo direto no aumento dos focos de incêndio”, disse Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil.
Outro aspecto que contribuiu foi a baixa Umidade Relativa do Ar (URA). O número de alertas apontando o índice abaixo de 30% também aumentou.

2023 (maio inteiro): 2 alertas de baixa umidade
2024 (de 1º a 13 de maio): 6 alertas de baixa umidade
Medidas conjuntas
Os dados foram divulgados durante a primeira reunião da operação, nesta segunda-feira (13), em que foram sincronizadas as ações dos órgãos que compõem o comitê intersetorial, com o intuito de aprimorar a Operação Estiagem em relação ao controle e ao enfrentamento da redução, atraso ou ausência de chuvas.

Entre as novidades apresentadas para a edição deste ano, estão:

a contratação de brigadistas para a Mata de Santa Genebra;
ampliação das equipes do Corpo de Bombeiros que manterá um caminhão da corporação nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Campo Grande e de Sousas/Joaquim Egídio, todos os dias.
Além disso, novos agentes de Defesa Civil foram admitidos, via concurso público, e irão integrar a equipe de combate. O grupo já passou pelo treinamento com o Corpo de Bombeiros, e passará a lhes dar apoio no combate aos incêndios.

A secretaria de Serviços Públicos informou que disponibilizou máquinas e equipamentos, como tratores e escavadeiras, para apoiar o Corpo de Bombeiros para o combate de incêndios e para a preparação de aceiros, faixas sem vegetação ao longo das cercas para prevenir a passagem do fogo para área de vegetação.

Também serão intensificadas as notificações dos incêndios registrados pela equipe de fiscalização da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e da Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt).

O Seclimas também lançou um checklist para a identificação de se o incêndio foi intencional, se houve negligência ou alguma imperícia. Nele, os fiscais verificam se:

 

 

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copie o link Print
Compartilhar
Artigo anterior Guarda municipal impede assalto a motorista por aplicativo e troca tiros com suspeitos em Campinas
Próximo artigo Quase 2h a menos: trem Campinas-SP fará viagem em 64 minutos

News

Joel Alves
Uma pesca mais eficiente: Entenda com Joel Alves como a gestão de custos pode melhorar margens operacionais
Notícias
Rodrigo Gonçalves Pimentel
Patrimônio que trabalha sozinho: Rodrigo Gonçalves Pimentel explica a lógica da renda autônoma em famílias empresárias
Notícias
Campinas e o avanço da gripe em 2026: nona morte reforça alerta sobre vacinação e prevenção
Campinas
Jornada 5×2 em Campinas: proposta reacende debate sobre equilíbrio entre trabalho, produtividade e qualidade de vida
Política

Sobre nós

 

Bem-vindo ao Diário de Campinas, sua fonte confiável de notícias locais e nacionais com um toque campineiro. Cobrimos tudo o que você precisa saber sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais, mantendo você atualizado sobre os acontecimentos que moldam nossa cidade e além. Nosso compromisso é oferecer reportagens precisas, análises aprofundadas e uma visão ampla dos eventos que afetam nossa comunidade.

Notícias recentes

Joel Alves
Uma pesca mais eficiente: Entenda com Joel Alves como a gestão de custos pode melhorar margens operacionais
Notícias
Rodrigo Gonçalves Pimentel
Patrimônio que trabalha sozinho: Rodrigo Gonçalves Pimentel explica a lógica da renda autônoma em famílias empresárias
Notícias

Populares

Aplicativos que todo viajante deve conhecer – por Frederico Gayer Machado de Araújo
Notícias
O que você precisa saber sobre a uva Cabernet Sauvignon
Notícias

Entre em contato conosco

Conecte-se conosco diariamente para se manter informado e engajado com Campinas e o mundo.

 

[email protected]

Follow US
© 2026 Diário Campinas - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Entre em contato
  • Sobre Nós
  • Notícias
  • Quem Faz
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?