Diario de Campinas NotíciasDiario de Campinas NotíciasDiario de Campinas Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Campinas
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Reading: Eleições: 85% dos adolescentes aptos a votar em 2024 ainda não emitiram títuloomo
Share
Font ResizerAa
Diario de Campinas NotíciasDiario de Campinas Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Campinas
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Campinas
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Follow US
Diario de Campinas Notícias > Blog > Política > Eleições: 85% dos adolescentes aptos a votar em 2024 ainda não emitiram títuloomo
Política

Eleições: 85% dos adolescentes aptos a votar em 2024 ainda não emitiram títuloomo

Georgy Stepanov
Georgy Stepanov 23 de fevereiro de 2024
Share
6 Min Read
SHARE

Dos moradores da região de Campinas com 16 e 17 anos, apenas 15% emitiram o título de eleitor e estão aptos a votação nas eleições municipais deste ano, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

O pleito de 2024, que vai eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, está marcado para 6 de outubro. Por isso, o prazo para tirar o título de eleitor vai até 8 de maio, 5 meses antes do pleito. Entenda nesta reportagem como tirar o documento.

Baixa adesão até o momento
Segundo o Censo 2022 do IBGE, as 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas possuem 79.928 adolescentes de 16 e 17 anos, mas dados atualizados do TRE mostram que apenas 11.491 fizeram o cadastramento eleitoral. Veja dados das 5 maiores cidades:

Campinas: 12,0% – 3.120 adolescentes tiraram o título dos 25.958 aptos
Sumaré: 13,6% – 1.004 adolescentes tiraram o título dos 7.379 aptos
Indaiatuba: 16,1% – 986 adolescentes tiraram o título dos 6.107 aptos
Americana: 12,3% – 653 adolescentes tiraram o título dos 5.310 aptos
Hortolândia: 13,6% – 897 adolescentes tiraram o título dos 6.284 aptos
No Brasil, o voto é facultativo aos moradores de 16 e 17 anos, aos analfabetos e aos maiores de 70 anos. No caso dos adolescentes, a Justiça Eleitoral faz uma série de campanhas para incentivar a participação deles nas eleições.

Como tirar o primeiro título de eleitor

Segundo a Justiça Eleitoral, é possível emitir o Título de Eleitor pela internet, sendo necessário apenas ir presencialmente fazer o cadastro biométrico. Veja o passo a passo:

Acesse o sistema Titulo Net, do Tribunal Superior Eleitoral;
Clique na opção Título Eleitoral.;
Preencha todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento;
O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma selfie segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.
Os jovens do gênero masculino também devem apresentar o certificado de reservista de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos.
Para a emissão do título é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral ou postos do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral em até 30 dias para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido.
Feito o cadastro, é possível verificar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
Com as informações enviadas – e se não houver nenhuma pendência –, a cidadã ou o cidadão poderá fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
Dúvidas sobre emissão do título eleitoral, transferência, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor do TRE–SP, ligando para o número 148.

Também termina em maio o prazo para moradores com pendências regularizarem o Título de Eleitor e, com isso, conseguirem votar nas eleições deste ano. Nas 31 cidades da região de Campinas são 153.407 moradores com o documento cancelado.

Segundo a Justiça Eleitoral, os títulos são cancelados por ausência às urnas em três turnos de eleição ou por não comparecimento à revisão biométrica. Para regularizar, os eleitores devem fazer uma revisão de dados ou transferência. Veja passo a passo:

O primeiro passo é conferir se o título de eleitor está mesmo cancelado. É possível consultar essa informação pelo site do TSE informando nome completo e data de nascimento.
Caso esteja com pendências, o eleitor deve primeiro quitar os débitos eleitorais. Pelo portal da Justiça Eleitoral é possível emitir a guia e pagar.
Ainda pela internet, em seguida, o eleitor deve acessar o autoatendimento eleitoral e fazer a revisão dos dados e, com isso, a regularização título de eleitor.
Em caso de urgência, a pessoa deve mandar e-mail para o cartório. O endereço é [email protected], em que “xxx” são os três números da zona eleitoral que consta no título de eleitor.
Segundo o TRE-SP, para votar nas eleições 2024 não será obrigatório o cadastramento biométrico.

 

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Ministério da Saúde se reúne com agentes de saúde e reforça importância deles na luta contra a dengue
Next Article PUC-CAMPINAS GANHA AGILIDADE E ECONOMIA COM CONCEITO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Dr. Jonatas Lucena explica que instalar programa espião em dispositivos alheios configura crime cibernético e gera indiciamento.
Ex-namorado instala programa espião e acaba indiciado por crime cibernético
Notícias
José Henrique Gomes Xavier destaca que o controle externo assegura que prefeituras ajam com transparência e responsabilidade fiscal
O papel do controle externo para garantir transparência e responsabilidade nas prefeituras
Notícias
Campinas reafirma liderança como melhor cidade do interior para investir no Brasil segundo ranking internacional
Economia
Motociclista sofre grave acidente em Campinas após corte no pescoço causado por linha de cerol
Campinas

Sobre nós

 

Bem-vindo ao Diário de Campinas, sua fonte confiável de notícias locais e nacionais com um toque campineiro. Cobrimos tudo o que você precisa saber sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais, mantendo você atualizado sobre os acontecimentos que moldam nossa cidade e além. Nosso compromisso é oferecer reportagens precisas, análises aprofundadas e uma visão ampla dos eventos que afetam nossa comunidade.

Notícias recentes

Dr. Jonatas Lucena explica que instalar programa espião em dispositivos alheios configura crime cibernético e gera indiciamento.
Ex-namorado instala programa espião e acaba indiciado por crime cibernético
Notícias
José Henrique Gomes Xavier destaca que o controle externo assegura que prefeituras ajam com transparência e responsabilidade fiscal
O papel do controle externo para garantir transparência e responsabilidade nas prefeituras
Notícias

Populares

Aplicativos que todo viajante deve conhecer – por Frederico Gayer Machado de Araújo
Notícias
Vale a pena ter um E-reader?
Notícias

Entre em contato conosco

Conecte-se conosco diariamente para se manter informado e engajado com Campinas e o mundo.

 

[email protected]

Follow US
© 2024 Diário Campinas - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?